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10 dicas para sair de uma empresa e deixar a porta aberta

Por Sandra Maura, CEO da TOPMIND

Quando projetamos nossa carreira profissional, normalmente pensamos em como montar um currículo campeão e em qual é a melhor postura que devemos adotar durante uma entrevista de emprego. Por outro lado, também devemos pensar qual deve ser nossa postura ao término de um ciclo profissional.


A hora de sair de um trabalho também exige preparo e atenção. Afinal de contas, mesmo quando estamos indo para um novo emprego, é importante manter uma boa relação com os gestores e os colegas de trabalho. Primeiro porque nunca se sabe quando existirá a chance de voltar à companhia em uma outra oportunidade; além disso, porque deixar uma boa impressão é certamente o melhor jeito de conquistar referências positivas para seu futuro no mercado profissional.


Para que o colaborador saia de forma adequada e deixe as portas abertas, é essencial estabelecer uma postura positiva, ética e clara. Isso exige que o profissional siga alguns passos durante todo o processo. Destacamos 10 dicas essenciais para garantir uma saída positiva e boa para todos os lados. São elas:


1 – Seja honesto (consigo mesmo e com seu superior): antes de tomar alguma decisão, pondere com cuidado se é hora realmente de deixar seu trabalho. Avalie todos os prós e contras de sua decisão. Somente após definir seus planos é que você deverá comunicar seu pedido de demissão ao seu superior. É importante fazer isso de maneira honesta, expondo os reais motivos que estão levando-o a esta decisão e seja grato a oportunidade que teve.


2 – Formalize o pedido: ao comunicar o pedido de demissão, faça-o pessoalmente, em ambiente reservado e em um momento oportuno.


3 – Prepare-se para contrapropostas: em muitas ocasiões, o pedido de demissão é seguido de uma contraproposta por parte do gestor. Ele pode retornar com um pedido para que você reconsidere a decisão, oferecendo algum tipo de benefício ou contraproposta. Pode ser em forma de aumento de salário, promoção, viagens corporativas ou até novos projetos. É importante ressaltar, porém, que não é adequado fazer leilão, tenha uma postura coerente.


4 – Negocie e respeite o prazo de término do contrato: uma vez comunicada e acertada a saída da empresa, é essencial definir pontos práticos sobre o tempo de aviso prévio e os projetos que o colaborador deverá entregar antes de ir rumo a outro emprego. Converse com o superior e com a área de RH para que a transição das atividades ocorra da melhor maneira possível.


5 – Não faça comentários negativos sobre a empresa e mantenha uma postura positiva: não é porque você já acertou sua demissão que é possível deixar de lado o seu respeito à empresa. Assuma uma postura ética, preferencialmente resguardando sua posição sobre temas sensíveis. A discrição é um ponto-chave para mostrar sua capacidade de integração e de empatia com outros funcionários.


6 – Evite confrontos: saia de forma amistosa, pois a sua postura o fará ser lembrado como um profissional ético e responsável.


7 – Coloque-se à disposição para treinar um substituto: você está saindo, mas as tarefas continuarão existindo dentro da rotina da empresa. Para evitar desgastes, ofereça sua ajuda para treinar alguém que possa ficar em seu lugar. Isso mostra o comprometimento com o trabalho dos outros membros do time e reforça sua posição diante das lideranças.


8 – Cumpra todos os compromissos assumidos: os colaboradores precisam cumprir seus deveres, mesmo quando a saída é provocada por um pedido de demissão. Isso inclui entregar os projetos e atividades acordadas e o cumprimento das jornadas de trabalho estabelecidas para o período de aviso prévio. Essa postura valoriza a imagem do profissional.


9 – Peça referência: antes de sair, converse com seu superior e peça recomendação que enfoquem as atividades e o seu compromisso entregue à companhia. Busque formas de valorizar sua postura durante esse processo como um todo.


10 – Mantenha contato: tenha a melhor postura possível durante o processo de desligamento e mantenha contato com os colegas e superior, garantindo que sua imagem seja mantida com boas referências. Um contato de hoje pode, afinal, ser uma grande oportunidade para o amanhã.


Sobre a TOPMIND

A TOPMIND é uma das principais empresas de prestação de serviços de TI do Brasil. A companhia possui quatro áreas estratégicas: TI (Field Services, Projetos, Service Desk, Infraestrutura, Aplication Management Services, TOTVS e SAP), TOP Smart Control (Automação e Gestão de Salas de Reunião e Workstations), ControlTEMM – Enterprise Mobility Management (Gestão, Auditoria, Governança dos ativos de telecom, impressão, licenças de software, workstation e facilities) e BPO – Business Process Outsourcing (desenvolvedores Dot Net/ Java, SAP, PMO e TOTVS). A TOPMIND também é idealizadora do Projeto TOP+PRÓXIMO (uma iniciativa social, sem fins lucrativos, que tem como objetivo auxiliar profissionais que estão em busca de recolocação profissional, por meio de workshops gratuitos conduzidos por palestrantes voluntários). Com uma equipe composta por mais de 350 profissionais, a empresa atende clientes em mais de 560 cidades do Brasil, também com atuação em 11 países da América do Sul. Para mais informações, acesse www.topmind.com.br


PLANIN – Assessoria de Imprensa da TOPMIND

Angélica Consiglio, Beatriz Imenes e equipe – www.planin.com

Contatos: Robson Bertolino, Fabiele Fortaleza e Thelma Kai

Tel.: (11) 2138-8947 – E-mail: topmind@planin.com

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