Inovação para além da TI e o novo papel do CIO

Por Sandra Maura, CEO da TOPMIND
A Transformação Digital trouxe novas perspectivas para as funções desempenhadas por executivos da área de TI (CIO – Chief Information Office). Trata-se de uma expansão para além das tradicionais atividades de planejamento realizadas por profissionais do setor há alguns anos, quando o volume de informações começava a ganhar novas proporções dentro das empresas.
Com o avanço da automação viabilizada por tecnologias como Inteligência Artificial e Aprendizado de Máquina (ML), o escopo de trabalho desses executivos ampliou e passou a abranger a área de negócios de forma estratégica. Atualmente, o CIO é parte de uma equipe de liderança que estabelece bases para o desenvolvimento de talentos e para a integração organizacional de toda a companhia. Uma pesquisa realizada pelo Gartner com 3.160 CIOs de 98 países aponta que 95% desses profissionais preveem mudanças quanto as funções que desempenham atualmente. À medida que o digital se espalha, o papel do CIO se torna mais desafiador e focado em objetivos comerciais.
O estudo mostra ainda que a maioria dos executivos considera que as tendências tecnológicas, sobretudo de segurança cibernética e de Inteligência Artificial (IA), mudarão significativamente a maneira como eles realizarão seus trabalhos no futuro. A maioria dos profissionais afirma que a segurança cibernética será um dos temas mais debatidos em 2018, uma vez que o cenário global inclui ameaças digitais que podem afetar seriamente as organizações.
Por outro lado, o CIO da atualidade precisa ser um profissional mais generalista, com conhecimentos que se estendem a vários campos. Ao menos 84% dos principais executivos entrevistados pelo Gartner são responsáveis por áreas de negócios fora do setor de TI. Dentre os assuntos de destaque estão inovação e transformação, ações que geram os melhores resultados para as empresas.
Cerca de 80% dos executivos afirmam que os negócios digitais têm encorajando grandes empresas a transformarem sua forma de pensar estratégias e aceitar as mudanças. Isso significa espaço maior para a inovação em um momento no qual companhias se arriscam e apostam na Transformação Digital. Nesse cenário, portanto, esse profissional se torna responsável por captar recursos para implementar equipes digitais assertivas ao identificar e avaliar o perfil de cada profissional direcionado para a área estratégica. Cabe ao CIO a percepção de que compor um time multidisciplinar é investir no sucesso. Além disso, melhor informado sobre a equipe, o executivo consegue se manter próximo aos projetos primordiais para a organização.
O CIO, o qual há alguns anos era responsável apenas por questões técnicas, hoje tem em suas mãos a tarefa de inovar e se adaptar a contínuas mudanças em uma realidade de trabalho transformada pela revolução digital.
Muito mais expansivo e requisitado, o executivo agregou funções e se tornou peça chave na estratégia das empresas. Assim como ocorre na tecnologia, o mercado também vivencia transformações nos papéis dos executivos. É tempo de se reinventar como CIO e assumir um papel protagonista em uma tendência global de organizações que buscam incorporar a Transformação Digital em seus processos. A inovação caminha lado a lado com os novos desafios de negócios, e a passos largos.
Sobre a TOPMINDA TOPMIND é uma das principais empresas de prestação de serviços de TI do Brasil. A companhia possui três áreas estratégicas: TI (Meeting Room Display, Field Services, Projetos, Service Desk, Infraestrutura, Aplication Management Services, TOTVs, SAP e BaaN), ControlTEMM – Enterprise Mobility Management (Gestão, Auditoria, Governança dos ativos de telecom, impressão, licenças de software, workstation e facilities) e BPO – Business Process Outsourcing (desenvolvedores Dot Net/ Java, SAP, PMO, TOTVS). A TOPMIND também é idealizadora do Projeto TOP+PRÓXIMO (uma iniciativa social, sem fins lucrativos, que tem como objetivo auxiliar profissionais que estão em busca de recolocação profissional, por meio de workshops gratuitos conduzidos por palestrantes voluntários). Com uma equipe composta por mais de 350 profissionais, a empresa atende clientes em mais de 560 cidades do Brasil, além do Chile, México, Argentina e Colômbia. Para mais informações, acesse www.topmind.com.br.

Compartilhar

Vamos agilizar a Transformação Digital da sua empresa?

Fale com nossos consultores.