Por Sandra Maura, CEO da TOPMIND
Com o avanço da chamada Era Digital, empresas de todos os portes e segmentos agora se veem diante de uma constante busca por inovação. Afinal, é preciso estar sempre um passo à frente da concorrência, com as estratégias e condições adequadas para que as organizações alcancem o máximo sucesso.
Nesse cenário, sem dúvida, dois componentes são vitais para estabelecer qualquer planejamento hoje em dia: a tecnologia e as pessoas. Não por acaso, tem crescido o número de empresas que estão apostando em novas ferramentas para unir essas duas perspectivas em todos os departamentos, inclusive durante as etapas de contratação dos profissionais. É esse o foco que dá origem ao que o mercado tem chamado de RH 4.0, em alusão à Quarta Revolução Industrial, trazida à tona com o surgimento das novas tecnologias digitais, como a Computação em Nuvem, Analytics e Big Data.
Na prática, o RH 4.0 está fortemente influenciado pelos avanços tecnológicos, transformando o papel da antiga área de Recursos Humanos, sobretudo em missões como seleção, retenção de talentos e gestão diária das atividades corporativas. Inserido em uma realidade digital e altamente conectada, o RH agora está mais voltado à gestão estratégica de profissionais, buscando entender quem são os talentos da casa e como eles podem ser melhor utilizados e mais produtivos no ambiente de trabalho, somados aos especialistas de mercado que podem ser contratados para projetos específicos.
É esse cenário que tem feito com que mais da metade das empresas brasileiras estejam redesenhando seus programas de RH para alavancar ferramentas digitais e móveis. De acordo com uma pesquisa da Delloite Brasil, 33% das companhias já usam algum tipo de tecnologia de Inteligência Artificial (IA) em seus processos seletivos e 41% utilizam aplicativos em seus serviços de recursos humanos.
A utilização de modernas tecnologias permite benefícios como a possibilidade de otimizar o sistema de recrutamento e seleção de colaboradores, melhorar a gestão da folha de pagamento e facilitar o manejo de documentos. Além disso, hoje, companhias de diversos segmentos já estão testando a integração de plataformas de controle de ponto e de avaliações de desempenho como serviços on-line à disposição dos funcionários.
As empresas devem se preparar para uma realidade nova, na qual até mesmo a gestão e os processos organizacionais serão virtuais – assim como a rotina de trabalho das pessoas que fazem parte das organizações. É essencial, portanto, que os líderes ofereçam uma experiência adequada, que valorize a presença desses profissionais.
A adoção de tecnologia tem como grande papel a possibilidade de simplificar as tarefas diárias, automatizando as ações que demandariam muito tempo das pessoas. Nesse sentido, a Transformação Digital tem tudo para ser uma grande aliada dos times de RH, ajudando-os a desenvolver novas estratégias em busca dos candidatos mais preparados a este “novo mundo”.
Por outro lado, a integração entre tecnologia e pessoas de uma empresa deve ser feita seguindo alguns cuidados. Um deles, por exemplo, é a necessidade de manter a estrutura e os sistemas sempre funcionando. Parece simples, mas essa é, certamente, uma questão importante para o sucesso da transformação digital de qualquer processo corporativo: a experiência dos clientes finais com os recursos de TI precisa ser positiva.
Isso quer dizer que, basicamente, a tecnologia deve estar sempre disponível e os colaboradores precisam saber como usar os recursos, extraindo o real valor dos sistemas a seus expedientes e funções. Caso haja algum tipo de necessidade, por sua vez, é imprescindível que o suporte e o atendimento sejam ágeis e confiáveis o suficiente para manter o nível de satisfação dos usuários em dia.
É recomendado, contudo, que tanto o desenvolvimento quanto a aplicação e manutenção desses sistemas sejam feitas com o apoio de parceiros especializados que consigam ajustar a integração conforme as demandas e características de cada empresa, criando assim soluções mais assertivas e adequadas à realidade dos usuários.
O engajamento das equipes em relação à adoção de novas tecnologias é o retorno que essas aplicações e recursos entregam à vida das companhias e a facilidade que elas entregam ao trabalho diário dos colaboradores. Por exemplo: a tecnologia pode permitir que os profissionais de RH façam testes seletivos específicos para diferentes perfis de candidato, possam utilizar ferramentas mais ágeis – como videoconferências – e ainda simplificar o fluxo de informações entre diferentes áreas, filiais ou unidades da mesma empresa. Esse tipo de resultado é o que permite mostrar a importância do investimento em TI e gerar uma cultura orientada à inovação, com a participação de todos.
Com isso, podemos afirmar que o atual papel do RH é contribuir para o desenvolvimento estratégico dos negócios, tendo a tecnologia como um fator de competitividade. Quem melhor explorar os benefícios dos sistemas com a ajuda de empresas de consultoria de TI estará, sem dúvida, à frente do mercado.
Sobre a TOPMIND
A TOPMIND é uma das principais empresas de prestação de serviços de TI do Brasil. A companhia possui três áreas estratégicas: TI (TOP Smart Control, Field Services, Projetos, Service Desk, Infraestrutura, Aplication Management Services, TOTVS, SAP e BaaN), ControlTEMM – Enterprise Mobility Management (Gestão, Auditoria, Governança dos ativos de telecom, impressão, licenças de software, workstation e facilities) e BPO – Business Process Outsourcing (desenvolvedores Dot Net/ Java, SAP, PMO, TOTVS). A TOPMIND também é idealizadora do Projeto TOP+PRÓXIMO (uma iniciativa social, sem fins lucrativos, que tem como objetivo auxiliar profissionais que estão em busca de recolocação profissional, por meio de workshops gratuitos conduzidos por palestrantes voluntários). Com uma equipe composta por mais de 350 profissionais, a empresa atende clientes em mais de 560 cidades do Brasil, além do Chile, México, Argentina e Colômbia. Para mais informações, acesse www.topmind.com.br.
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