Tecnologia ajuda na identificação do perfil do consumidor em tempo real e oferece dados estratégicos para reposicionamento de produtos nas gôndolas.
Com a consolidação do e-commerce e o surgimento de um novo perfil de consumidor, muito mais exigente e informado, o varejo brasileiro precisa apostar em avanços tecnológicos para alavancar suas vendas também em lojas físicas e, assim, melhorar a experiência dos clientes. De olho nessa demanda, a TOPMIND, uma das principais empresas de prestação de serviços de TI no Brasil, destaca a solução TOP Retail para ajudar lojas de todo o Brasil a automatizarem seus estabelecimentos com uso da mais moderna tecnologia. A solução integra hardware, software, serviços e dispositivos de Internet das Coisas (IoT) para modernizar as lojas e fazer a coleta inteligente de informações sobre o consumo e o interesse dos clientes.
“Estamos criando ambientes para experiência digital dos consumidores ” diz Sandra Maura, CEO da TOPMIND.
Segundo a executiva, hoje em dia, as prateleiras deixaram de ser apenas um móvel de exposição para se tornarem uma das principais ferramentas estratégicas de marketing. “Por meio dos sensores, é possível fazer a gestão automática de estoques, analisar hábitos de consumo e até prever preferências de clientes”, explica.
Antes da ativação dos sensores inteligentes, a TOPMIND prepara o ambiente instalando fibra óptica em pontos-chave. Os dispositivos podem ser acoplados diretamente nos produtos, fixados nas prateleiras ou implementados em setores estratégicos do estabelecimento para medir a aproximação dos consumidores, analisar preferências por determinados artigos e até calcular o tempo de permanência em cada local.
Os sensores fornecem dados dos consumidores em tempo real, permitindo que os varejistas reposicionem suas prateleiras, incentivem a compra e até destaquem produtos menos procurados. Por meio da nova solução, a TOPMIND apoia seus clientes na criação de uma identidade comercial diferenciada para o público.
“A inteligência de gôndola fornece estatísticas confiáveis aos varejistas, indicando as melhores estratégias a serem adotadas para impulsionar vendas e evitar perdas de produtos”, diz a executiva.
A rede varejista brasileira tem o desafio de melhorar a experiência dos clientes e, ao mesmo tempo, despertar seus interesses para diferentes produtos dos quais estão acostumados a consumir. Nesse ponto, o uso das gôndolas inteligentes funciona como uma das melhores estratégias de aumento de rentabilidade, pois identifica quais são os artigos em potencial que podem chamar a atenção de cada consumidor e como outros itens podem ser expostos para aumento do consumo. O estudo de comportamento que é feito por meio dos sensores fornece dados assertivos e relevantes para o reposicionamento da marca e seus produtos.
“Estamos oferecendo tecnologia de ponta para ajudar lojistas a manterem seus negócios funcionando com sucesso”, afirma a CEO, destacando que o varejo brasileiro precisa se reinventar. O varejo brasileiro deve fechar o ano de 2018 com um saldo positivo. Segundo dados da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), 20 mil novas empresas devem abrir suas portas até o fim deste ano. “A solução da TOPMIND pode ajudar os varejistas a aumentarem as vendas, conhecendo melhor o perfil e os interesses dos seus clientes”, diz.
Sobre a TOPMIND
A TOPMIND é uma das principais empresas de prestação de serviços de TI do Brasil. A companhia possui três áreas estratégicas: TI (Meeting Room Display, Field Services, Projetos, Service Desk, Infraestrutura, Aplication Management Services, TOTVs, SAP e BaaN), ControlTEMM – Enterprise Mobility Management (Gestão, Auditoria, Governança dos ativos de telecom, impressão, licenças de software, workstation e facilities) e BPO – Business Process Outsourcing (desenvolvedores Dot Net/ Java, SAP, PMO, TOTVS). A TOPMIND também é idealizadora do Projeto TOP+PRÓXIMO (uma iniciativa social, sem fins lucrativos, que tem como objetivo auxiliar profissionais que estão em busca de recolocação profissional, por meio de workshops gratuitos conduzidos por palestrantes voluntários). Com uma equipe composta por mais de 350 profissionais, a empresa atende clientes em mais de 560 cidades do Brasil, além do Chile, México, Argentina e Colômbia. Para mais informações, acesse www.topmind.com.br.